BLog: O diário digital de VMNF.NET

09/08/2005

Chegada da Discovery!

Colocado em: — Vitor M. N. Fernandes @ 23:59

Arrival
Foto: NASA/Carla Thomas

Após uma partida atribulada, danos na Discovery, reparações, adiamento do regresso, mau tempo, adiamento do regresso,… finalmente a Discovery e respectiva tripulação chegou sã e salva!
O local da aterragem foi uma pista da Base Aérea Edwards, na California.
Assim se concluiu mais uma missão espacial (STS-114)… com sucesso ;-) !
Mais informações no local Web da NASA.

26/07/2005

Liftoff… e boa sorte Discovery!

Colocado em: — Vitor M. N. Fernandes @ 23:59

Liftoff!
Foto: NASA/KSC

Foto dos espectadores no Centro de Notícias da NASA do Centro Espacial Kennedy.
O lançamento do vaivém Discovery foi efectuado no dia 26 de Julho de 2005 às 10:39 da manhã EDT* (14:39 em Portugal). A missão durará 12 dias e terminará a 7 de Agosto.
Mais informações no local Web da NASA.

* Eastern Daylight Time (EDT) = GMT-4

30/06/2005

Quando o disco do portátil “explode” …

Colocado em: — Vitor M. N. Fernandes @ 23:50

NightmareNum belo dia que se estava a aproximar do meio-dia o meu disco rígido, do portátil (já com 3 anitos e uso intensivo), começou a fazer uns ruídos estranhos estilo tac, tac, tac… ruído que não me é estranho em discos de 3″1/2 quando estão para morrer :( !
Pouco depois, antes de conseguir fazer o que fosse, o sistema encravou (Windows XP) e mostrou um ecrã azul (e desta vez não culpo a Microsoft :-P !)…

No susto, e por curiosidade, tentei rearrancar com o sistema e o disco nem “estava lá"… a máquina tentou até o network boot :-( … estava a chegar um grande pesadelo!!!
“Fugi” para casa onde tenho “martelos” apropriados para esta situação… e sem tentar mais arrancar com o sistema (mexer num file system moribundo é a morte deste?!) executei uma verificação da tabela de partições (p.e. com o Partition Magic) que se mostrou intacta… Ufff! Recuperar a tabela das partições através da informação ao longo do disco é possível, mas dolorosa (p.e. com o Norton Disk Doctor?!).
(more…)

03/06/2005

Acetatos produzidos utilizados em Universidade Angolana

Colocado em: — Vitor M. N. Fernandes @ 16:27

Universidade Agostinho NetoOs acetatos produzidos como docente da cadeira de Informática para Gestão no IPAM estão a ser usados como guia / material de apoio nos Cursos de Secretariado Executivo (Bacharelato) e de Comunicação Social (Licenciatura) na Universidade Agostinho Neto em Luanda, Angola.

Fui contactado pelo docente Joaquim Sequeira (em 01/06) para saber se havia algum impedimento da minha parte na utilização dos materiais, o que é de louvar!!! :-) … e informei que estes poderiam ser utilizados ;-) .

07/05/2005

5000 Visitas!

Colocado em: — Vitor M. N. Fernandes @ 23:59

5000 VisitasÉ verdade que chegaram até este local 5000 visitantes!
Este número traduz-se numa média acima dos 50 visitantes diários…
(desde 02/Fevereiro e até 7/Maio de 2005)

O contador é sitewide pelo que conta os visitantes que surjam em qualquer página do local (por opção) à excepção da área Moodle.

Entre todos os visitantes existem os humanos e os artificiais (bots, spiders, crawlers,… ). Os últimos indexam conteúdo, tentam descobrir endereços de e-mail e até preenchem e enviam formulários ;-) ! Aqui estão alguns dos bots que se identificaram: Googlebot, msnbot, Bloglines, Technoratibot, rss-bot e BlogzIce.

O incremento do contador apenas é feito para IPs diferentes. Isto faz com que um visitante ao visualizar várias páginas não esteja sempre a incrementar o contador. (No caso dos bots e afins a sua visita a várias páginas conta também apenas como um único visitante!) Caso visite este local com pelo menos uma hora de intervalo, entre visualização de páginas, o contador considerá-lo-à um visitante diferente e incrementa o contador.

O contador está implementado na linguagem PHP e usa um ficheiro para guardar o número de visitantes. O script PHP “Simple Animated Counter PHP 1.1″ é da autoria de Chi Kien Uong (Copyright ©2001) e pode ser encontrado em http://www.proxy2.de - repositório de scripts PHP e Perl. (Foram realizadas pequenas alterações de modo a funcionar para este local.)

02/02/2005

Finalmente VMNF.NET é #1 no Google! :)

Colocado em: — Vitor M. N. Fernandes @ 15:20

É verdade #1,… Yupiii!
Foi um longo percurso na evolução deste local que permitiu que a pesquisa no Google por “vmnf” coloque no topo da lista VMNF.NET.
“Lutar” contra o Virtual Museum of New France pela primeira posição foi um GRANDE desafio :D !

A utilização do Moodle e a inserção do blog, nas duas últimas semanas, melhoraram a divulgação do portal tendo este tido acessos de vários pontos do mundo (Austrália, EUA, Canadá, Brasil,… entre outros).
Outra preocupação que começa a surgir, perante estes acessos, é o facto dos conteúdos deverem estar em Português ou Inglês? (eis a questão) [por Fred]… Ter um site com acessos Worldwide e depois ter conteúdos apenas em Português é sem dúvida uma questão que terei de analisar com cuidado.

Após a análise deste local verificou-se também que a maioria das páginas ainda não respeita as normas como o (X)HTML o que faz com que a minha resposta a Quem respeita as normas (X)HTML, CSS, RSS e Atom? ainda seja não para VMNF.NET! :(

Bom.. ao trabalho ;) !

30/01/2005

O SPAM chegou a este BLog em menos de 5 dias!?

Colocado em: — Vitor M. N. Fernandes @ 21:36

O SPAM traduz-se no envio de mensagens publicitárias não solicitadas.
A sua utilização através de correio electrónico tem um custo perto de 0 e pode chegar a um número de destinatários muito, MUITO elevado!!!
Embora os filtros anti-SPAM sejam, cada vez mais, evoluídos… também as mensagens de SPAM o são.
Em aproximadamente 4 dias (99h30m) este BLog foi detectado e todos os posts receberam um comentário SPAM como aquele apresentado na página 2!
Embora nessa altura já tivesse a moderação de comentários activa, o facto de ter de ver quais os comentários que são ou não SPAM é sempre uma perda de tempo :( !
De modo a “obrigar” quem introduz o comentário a ser humano foi acrescentado um código (imagem) que terá de ser introduzido aquando da introdução do comentário (plugin WP AuthImage). Este processo também é usado na fase de registo em webmail servers como o Yahoo! ou o HotMail.
Blog_SPAM
Espero que agora todos os comentários sejam introduzidos por humanos :) !

Na página 2 pode ver um exemplo de um comentário SPAM.

23/01/2005

Agradecimento em PluggedOut.com

Colocado em: — Vitor M. N. Fernandes @ 20:21

PluggedOut.com (Jonathan Beckett) agradeceu a minha pequena contribuição no desenvolvimento do seu BLog (versão 1.6.4 em 13 de Janeiro de 2005).
PluggedOut

Novo BLog em VMNF.NET

Colocado em: — Vitor M. N. Fernandes @ 00:53

Foi instalado o BLog da WordPress em VMNF.NET.
Este BLog substitui o anterior (PluggedOut.com) que estava a suportar apenas os Relatórios de progresso do meu Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC).
Agora além da categoria MEIC serão adicionadas outras com as novidades do local!
Até à próxima visita… ;)



Powered by WordPress (33 resultados em 0.229 segundos.)