BLog: O diário digital de VMNF.NET

30/06/2005

Quando o disco do portátil “explode” …

Colocado em: — Vitor M. N. Fernandes @ 23:50

NightmareNum belo dia que se estava a aproximar do meio-dia o meu disco rígido, do portátil (já com 3 anitos e uso intensivo), começou a fazer uns ruídos estranhos estilo tac, tac, tac… ruído que não me é estranho em discos de 3″1/2 quando estão para morrer :( !
Pouco depois, antes de conseguir fazer o que fosse, o sistema encravou (Windows XP) e mostrou um ecrã azul (e desta vez não culpo a Microsoft :-P !)…

No susto, e por curiosidade, tentei rearrancar com o sistema e o disco nem “estava lá"… a máquina tentou até o network boot :-( … estava a chegar um grande pesadelo!!!
“Fugi” para casa onde tenho “martelos” apropriados para esta situação… e sem tentar mais arrancar com o sistema (mexer num file system moribundo é a morte deste?!) executei uma verificação da tabela de partições (p.e. com o Partition Magic) que se mostrou intacta… Ufff! Recuperar a tabela das partições através da informação ao longo do disco é possível, mas dolorosa (p.e. com o Norton Disk Doctor?!).

De seguida o objectivo passa por LER (sim apenas ler!) o conteúdo e salvaguardá-lo num suporte que funcione (o portátil não tem dois discos, mas tem ethernet e USB)… optei por colocar um disco de 3″1/2 com 30GB numa gaveta (p.e. da Conceptronic - USB2.0 & Firewire Hard Disk Box 3″1/2) e liguei à porta USB. Agora falta aceder ao file system (2 partições: NTFS e FAT32) através de uma “disquete de arranque” (usei um CD artilhado!) que permite o acesso a NTFS, FAT32 e mais importante a USB Mass Storage (o disco IDE na gaveta USB…), convém não esquecer que também é importante salvaguardar os nomes compridos presentes [alguns passaram a maiúsculas - xpto -> XPTO?!] (p.e. para “disquete de arranque” o ERD Commander).

Após o arranque, verifiquei que o disco rígido até funciona (Ufff2 :-D!) e que tinha acesso a todos os ficheiros (sectores estragados estavam à espreita…) do disco original - NTFS e FAT32. Mais importante, foi o disco “USB” estar também acessível para salvar as “mulheres e as crianças” primeiro. Como por regra separo o sistema operativo (C:) dos ficheiros de utilizador (D:) comecei por copiar os ficheiros presentes em D: … alguns tac, tac,… horas (7-8h para 11GB via USB1.1) e horas de espera mas os ficheiros foram copiados e salvos.
De entre ficheiros que se encontram escondidos no próprio C: destaco o correio electrónico se não o recolocaram (o meu já estava em D:), os vossos contactos, as mensagens instantâneas, os logs IRC, são alguns dos exemplos que não convém nada esquecer de salvar.

Pelo “pouco tempo” que tive durante a operação anterior (4.ª feira das 14:30 até às 21:00) aproveitei para comprar um disco de 2″1/2 (p.e. de 80GB na Chip7 de Alverca por 109€). Este disco revelou-se uma boa compra pois é maior, mais rápido e consome menos 30% do que o anterior (mais bateria sobrará) - espero que dure mais de 3 anos :P . Comprei também uma gaveta para disco de 2″1/2 com interface USB para depois de trocar os discos ainda poder aceder à informação do disco que será agora o “antigo"…
De seguida efectuei a substituição do disco de 30GB pelo de 80GB que ficou instalado no portátil.
O disco de 30GB foi colocado na gaveta que também comprei.

Agora vem a saga de hoje (5.ª feira) com uma manhã de vigilâncias (Biologia e EOTD). Executei o particionamento do disco (C: - sistema, D: - ficheiros de utilizador,…). Depois a formatação destas com o sistema de ficheiros NTFS (por questões de fiablidade…).
Depois a instalação do sistema, drivers, anti-vírus, firewall, regresso dos ficheiros recuperados ao portátil, configurações de segurança, acesso à internet, firefox :-P , web / mail / instant messaging - [entretanto voltei a estar vivo e online :D] - ambiente de desenvolvimento ‘1′ (visual studio 6, office 97), office 2003 - [precisei telefonar] - VoipBuster :D ,… bom a saga continuará amanhã (Ooppss vou ter de publicar isto com a data de ontem pois já é amanhã :-P )!

(A maior dor de cabeça será ver amanhã se consigo reinstalar o Loquendo pois preciso dele para a cadeira de IMMI0405 do mestrado… ai, ai,… pelo menos não perdi a última versão (protótipo funcional 2) do projecto :-D !!!)

É verdade que por mais backup que se faça nunca se tem a informação de “hoje” em mais do que um sítio. Em casa de ferreiro… espeto de pau… os meus últimos backups já tinham um mês (replico os ficheiros de utilizador para um servidor na rede local)!!!… desta safei-me :D .

Deixem o vosso comentário ou contem as vossas desgraças :P … (podemos todos aprender uns com os outros!)

1 Comentário »

O URI para Referências externas desta entrada é: http://www.vmnf.net/blog/wp-trackback-nospam.php/76

  1. Como já foi dito por outros : “É a vida".
    Aconteceu-me a mesma coisa (ou seja o portátil pifou) e continuo sem recuperar a situação por completo. Agora a safa foi de facto ter também uma caixinha USB em 1.1 e lá passei os meus 40GB, o que levou quase um dia. Boa sorte :)

    Comment por Bruno Araújo — 01/07/2005 @ 14:57

RSS feed para comentários nesta entrada.

Deixe um comentário

Quebras de linha e parágrafo automáticas, endereços de e-mail nunca serão mostrados, HTML permitido:
<a href="" title="" target="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>

(obrigatório)

(obrigatório)

authimage



Importante: Todos os comentários submetidos são moderados pelo administrador, de forma a evitar SPAM e/ou publicidade. Ao submeter, esta página irá ser recarregada e o comentário oculto. Mas nada se perdeu. O comentário foi enviado para moderação e será, dentro de em breve, disponibilizado.



Powered by WordPress (27 resultados em 0.111 segundos.)